domingo, 31 de agosto de 2008

sábado, 30 de agosto de 2008

Resumo dos ultimos dia!!!

Desculpem pessoal, mas os últimos dias têm sido complicados e por isso não tenho podido escrever aqui tanto como gostaria. Mas aqui vai o update dos últimos dias.
A Joana B., que não andava muito bem, foi embora para Portugal. Ficamos todos muito tristes mas foi para o bem dela. O único que nos incomodou é que ela não se despediu, chegamos a casa e ela já tinha ido embora. Tinha conseguido um voo a ultima da hora e foi nele. Quando chegamos a casa ela já tinha ido.
O apartamento das raparigas tinha uma cama vaga, mas já chegou outra miúda para ocupar o espaço (é claro que agora continua com uma cama vaga porque a Joana B. foi embora). A miúda que chegou é americana, e deve ser das poucas pessoas americanas que é simpática e não é gorda. Sim, porque a maior parte, (não todos) não são muito simpáticos e a nível de gordura nem se fala. Eu achava que estava a ficar gordo, e aqui pareço um topmodel.
Passei na avaliação de desempenho, sou oficialmente trabalhador da Disney, já posso tirar o “earning my ears” do meu costume (é uma indicação para mostrar as pessoas que estamos a aprender, para que elas não nos façam muitas perguntas.) mas acho que ainda vou deixá-lo no costume mais alguns dias ate conhecer melhor o parque.
Ontem cheguei do trabalho e fui a piscina, soube tão bem. A agua é tão quentinha por estar ao sol, e porque a temperatura ambiente nunca desce abaixo do 25Cº. Estive lá das 6 ate quase as 8. Foi mesmo altamente.
Agora estou no meu dia de folga, vou agora ao Animal Kingdom com pessoal, para conhecer melhor aquilo como Gest e não como Cast Member.

Beijos e Abraços para todos.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

1º dia de Folga

O meu trabalho parece simples, começo a pensar que tive sorte no trabalho que tenho. É claro que se fosse para nadador salvador teria mais sorte, como vai o Tiago. Aquilo sim é que é um trabalho que não se faz nada.
Mas voltando a mim. Como já referi, vou trabalhar na Dinoland, do Disney Animal Kingdom . Mais precisamente no Boneyard (que não é mais que um playground com escorregas, cordas, rampas, etc … e onde as crianças podem desenterrar um osso de mamute. Parece não ser difícil pois a minha única função é vigiar e fazer com que os miúdos não desrespeitem as regras do parque.
O outro sitio onde vou trabalhar é o Theater In The Wild, também não parece difícil, tenho que controlar a entrada das pessoas no teatro, e controlar lá dentro. O espectáculo chama-se “Finding Nemo – The Musical” é altamente e segue a história do filme. É claro que daqui a duas ou três semanas já vou estar tão farto de ver o espectáculo.
De todos os parques que existem, acho que me calhou o melhor para trabalhar, fecha as 5 da tarde, o que é bom pois posso ir aos outros parques depois da hora do trabalho.
Anteontem fui ao Magic Kingdom. É um sito realmente mágico. Só foi pena que a Joana B. ficou um pouco mal disposta e tivemos que vir embora cedo, mas teremos mais oportunidades para ir. Mesmo assim deu tempo para ver o fogo de artificio que eles fazem todos os dias. É incrível!! Ao chegar a casa fui ate casa das miúdas (entenda-se as raparigas do ISCAP que vieram comigo para aqui, e em cujo apartamento eu e o Tiago passamos a maior parte do nosso tempo, dividimos as despesas e almoçamos e jantamos todos juntos.). Tivemos lá na conversa e a rirmo-nos até as tantas.
Ontem foi o meu primeiro dia de folga, mas acabei por ficar em casa, tive em casa das miúdas a fazer companhia a Joana B. que se estava a sentir mal, e á noite fui para uma festa de anos que havia num apartamento aqui. Depois chegaram os seguranças e mandaram toda a gente embora porque o apartamento tinha gente a mais do que era permitido, que sao 16 pessoas.

domingo, 24 de agosto de 2008

DAK RULES!!!

O meu "costume" (nome que damos as vestimentas que envergamos quando trabalhamos na Disney) é altamente, vou estar vestido de Palanteologista. Calças verdes, camisa castanha e colete castanho claro. Tenho que usar também um cinto castanho, sapatos castanhos, meias brancas e um boné que posso usar ou não.
Hoje foi o meu primeiro dia de treino no Boneyard e no Theater In The WIld: Finding Nemo – the musical. Comecei com ver o espectáculo “Finding Nemo – The Musical” e depois andei no DINOSAURS, so como apresentação do espaço. Passei algumas horas no Computador a receber formação, e depois fui para o Boneyard aprender umas coisitas.
Agora tenho dois dias livres. Quero ver se visito o Animal Kingdom como Gest , e não como Cast Member. Quero conhecer bem o parque, para que quando alguém me perguntar onde é tal sitio eu saiba responder. Provavelmente vou também visitar outros parques ou fazer umas compritas.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Acabou o Suspence!

Estes primeiros dias é só burocracias, papeis para aqui, papeis para acolá, assina aqui, assina ali, escolher o curso, marcar aulas, ouvir palestras, etc....

Mas a parte mais divertida é conhecer as pessoas todas que junto comigo embarcaram nesta aventura. A maior parte das pessoas que aqui esta fala espanhol. É impressionante a quantidade de pessoas da América Latina que estão aqui. E Portugueses?!?! Xiii, são mais que as mães, devem estar cerca de 30 Portugueses aqui. Basicamente quase ainda não falei inglês. Tirando com o pessoal da Disney propriamente dito, e com os professores da escola, quase não falei inglês, porque todos falam espanhol, ate os portugueses.

Mas nem tudo é mau, hoje finalmente fiquei a saber em que parque vou trabalhar: Animal Kingdom. É bom, porque era um dos sítios que eu queria trabalhar, ainda por cima vou para uma parte do parque que é dedicada aos dinossáurios, o fixe porque eu gosto de dinossáurios. Agora o que vou andar a fazer exactamente ainda não sei, acho que vou ficar a saber sábado.

Hoje também fui ao Wal-Mart ( para quem não sabe o que é o Wal-Mart é um supermercado ENORME que tem tudo) e fiquei um pouco espantado. Porque!?! Porque aqui so se vendem coisas em grandes quantidades. Eu vi-me a rasca para encontrar um pacote de arroz de 1kg. Eles vendem tudo , como se fosse para manter um regimento. Sacos de 3kg de arroz, gelados de 2/3 litros, carne em cuvetes de 8 pedaços, leite em pacotes não inferiores a 2 litros, coca-colas quase todas de 2 litros, etc…

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

CHEGUEI !!!!!!!!!!!!!!

Cheguei!!!!! Finalmente… Após 44,5 horas em aeroportos e aviões, cheguei.
Mas deixem contar-vos desde o princípio que isto mais parece história de filme. Como estava planeado, lá fui eu no avião das 8:35PM de segunda-feira. Ate aqui tudo bem, cheguei a Madrid à hora prevista, e acabei por ir comer ao McDonalds do Aeroporto. Como tinha que esperar 12 horas acabei por deitar-me lá no sofá do Mc e adormeci um pouco, Acordei passado algum tempo com um rapaz a fazer a limpeza, já estava fechado e não estava lá ninguém. Perguntei ao rapaz se tinha que sair e ele disse que era melhor porque ele tinha que limpar e disse para eu ir para o café da frente que ninguém me incomodava ate as 7:00AM, e assim fui. Deitei-me num sofá que o café tinha e fiquei lá ate as 5:00AM. Acordei e decidi que tinha que procurar a porta de embarque para quando fosse a altura não andar perdido. Tive que apanhar o metro para ir para outro terminal. Quando cheguei, procurei um sofá para dormir mais um pouco, mas os sofás estavam ocupados, acabei por me sentar numa cadeira e com a cabeça apoiada em cima da mesa, e dormi mais algumas horas.
Acordei, ainda faltava algum tempo para o voo que só saía as 11:10AM, fui dar uma volta pelo terminal e procurar a porta certa para o embarque. Perto da hora de embarcar, fui ao balcão da American Airlines e eles fizeram-me um controlo de segurança, nada de muito complicado, apenas umas perguntas. E quando esta lá, ouvi a raparia do meu lado dizer que ia para orlando também, e disse a mesma morada que eu tinha para ir. Era mais uma pessoa para a Disney. Mal saí de lá, falei com ela. Acabamos por vir juntos no avião porque conseguimos que a pessoa que estava ao meu lado trocasse com ela. 9 horas de viagem sempre a falar e a fazer barulho, estava a ver quando é que nos mandavam calar, acabamos por meter conversa com os/as hospedeiros/as de bordo, muito simpáticos todos eles. A comida do avião, que eu pensei que fosse má, acabou por ser uma agradável surpresa, estava mesmo boa, tanto o almoço que eu escolhi frango ( a alternativa era lasanha mas eu não gosto de queijo, mas a rapariga que veio comigo disse que também estava boa)como o frango com cus cus que me ofereceram em vez da pizza que havia para o lanche.
O aterrar é que foi o TERROR, ate aqui o tempo tinha estado limpo, céu azul e com poucas nuvens, mas em Miami tudo se alterou, ventos fortes, uma turbulência descomunal, uma tentativa de aterragem em que o avião quase ao tocar na pista sobe de repente porque ainda havia um avião na pista, mais umas voltas nos céus de Miami, e na segunda tentativa o avião tremia por todos os lados, eu estava ao pé da janela e era dos poucos que tinha a janela aberta e vi tudo, as asas abanavam de um lado ao outro, o avião salta duas vezes na pista, caem malas das bagageiras em cima de algumas pessoas, (só faltava caírem as mascaras de oxigénio), pela janela eu via o avião a saltar na pista, e por momentos me pariu ver o avião a derrapar num lençol de agua. O que vale é que o piloto era bom e consegui aterrar o avião deixando todos são e salvos.
Saímos do avião em direcção a alfândega e ficamos a saber que os voos para Orlando tinham sido cancelados por causa do mau tempo, tivemos que esperar ate ao dia seguinte. Dormiu-se, comeu-se, e viu-se filmes. Tínhamos um lugar assegurado no voo da 1:00PM,mas fomos para lista de espera para o voo das 7:00AM e conseguimos lugar, chegando a Orlando por volta das 8:00AM.
Agora adivinhem o que aconteceu!!! Se pensaram que o único que me faltava acontecer nesta atribulada viagem era perder a mala, pois pensaram bem, e eu tinha que acabar a viagem com chave de ouro. Perdi uma mala!!
Agora pronto, estou aqui no Chatham Square (o nome do complexo habitacional que eu vou viver) a espera que o aeroporto me traga a mala.
Agora não sei, talvez vá ao Wal-Mart, ou dormir um pouco. Vou ter uma reunião as 5:45PM com o pessoal da TC3.
Fiquem Bem

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Bilhete de Avião!! / Plane Ticket!!

Na segunda-feira passada fui finalmente pagar a viagem que já estava reservada a algum tempo. 778 € que me custaram a sair do bolso. Mas mesmo assim foi um das mais baratas viagens que encontrei.
A maior parte das pessoas prefere viagens o mais directas possível, não gostam de passar muito tempo em aeroportos, ou têm medo de andar de avião. Essas pessoas compram bilhetes mais directos e consecutivamente caros (acima dos 1100€)
Eu pelo contrario adoro. Desde pequeno, quando viajava da Venezuela para Portugal nas ferias. Adoro a correria das pessoas de um lado para o outro a procura das portas de embarque ou das malas, a alegria das pessoas que aguardam os seus entes queridos à saída, ou as despedidas chorosas daqueles que partem e vêm partir. No Avião aquela sensação de que não há mais nada a nossa volta ( a não ser que fiquemos ao pé de um chato que não se cale a viagem toda, ou de um "puto reguila" que se divirta a chatear os outros ou a berrar), a sensação de levantar voo e aterrar, o bater palmas ao piloto pela perícia com que pilotou, as hospedeiras de bordo a fazer aqueles gestos estúpidos explicando o que fazer em caso de acidente, o olhar pela janela e ver aquelas pessoas, carros, casas, que mais não parecem senão pequenas formigas, etc...
E por gostar tanto e por já não andar de avião há 14 anos, e porque não sou rico, quis uma viagem mais barata, que não é nada directa, mas na qual poupei cerca de 300€ e passo mais de 24 horas em aeroportos e viagens de avião.
Aqui deixo o plano de viagem, para quem queria aventura como eu, e esteja disposto a passar uma noite no aeroporto em troca de 300€:
- Parto do aeroporto do Porto na próxima segunda-feira as 20:35 e chego a Madrid 1h e 5m depois quando forem em Madrid 22:40
- Passo a noite no aeroporto de Madrid, a espera do voo que sai de Madrid em direcção a Miami as 11:10 do dia seguinte (em vez de ir no dia anterior do Porto, poderia sair só no próprio dia se sai-se as 7:15 de Lisboa, mas para isso teria que me levantar as 2:30, para sair da casa cerca das 3/3:30 para estar em Lisboa as 5:30/6, e para alem disso acho que já não havia lugares nesse avião)
- Parto de Madrid as 11:10 e chego a Miami 9h e 25m depois quando forem 14:35 em Miami
- Tenho que aguardar ate as 16:15, onde apanho finalmente o ultimo voo, chegando a Orlando 1h e 5m depois quando forem 17:20 em Orlando e 22:20 em Portugal.
Ao tempo já contabilizado que totaliza 25h e 45m de viagem, deve-se ainda adicionar o tempo que tenho que estar no aeroporto do Porto antes do avião partir e o tempo que vou ficar retido no aeroporto de orlando ate conseguir sair.

On Monday morning I was finally pay the flight ticket, which was already booked for some time. That cost me € 778 out of pocket. Although it was one of the cheapest tickets I found.
Most people prefer to travel the most direct possible, do not enjoy spending too much time in airports, or are afraid of flying. These people buy tickets for more direct flights and consecutively more expensive (over € 1,100)
I love it, since I was a child, when I travel from Venezuela to Portugal on holiday. I love the rush of people from one place to another in search of gates or bags, the joy of people awaiting their loved ones on the exit, or the tearful farewells of those who leave and stay. On the plane, that feeling that there's nothing else around us (unless we get a seat beside a annoying person  that does not shut up  the whole trip, or a "Dennis the Menace" having fun annoying others and shouting), the feeling of taking off and landing, the clap for the pilot who flew with skill, the flight attendants doing those stupid gestures explaining what to do in case of accident, looking out the window and see people, cars, homes that do not seem more than small ants, etc ...
Because I like it so much, I haven’t travel by a plane for 14 years, and I am not rich,  I wanted a cheaper trip, which is not direct, but in which I saved around 300 € and I’ll spend more than 24 hours in airports and traveling.
Here I leave the travel plan, for those who like me want an adventure, and are willing to spend a night at the airport in exchange for € 300:
- Depart of Porto airport Monday at 20:35 and arrive in Madrid 1h 5m after departure, at 22:40 local time.
- I spend the night at the Madrid airport, waiting for the flight that depart of Madrid toward Miami 11:10 the following day (instead of going the day before the Porto, I could leave on the same day at 7:15  from Lisbon, but I would have to get up at 2:30 to leave the house at about 3 / 3: 30 to be in Lisbon at 5:30 / 6, and besides that I think there were no seats this plane)
- I depart of the Madrid 11:10 and arrive in Miami after 9h and 25m when in Miami are 14:35
- I have to wait until the 16:15, when finally catch the last flight, arriving at Orlando after 1h 5m,  when are in Orlando 17:20 and 22:20 in Portugal.
At the time already mentioned, 25h 45m of travel, you must also add the time it got to be at Porto airport before the plane leaves and the time it will be trapped at the airport in Orlando to get out.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Papeis para o visto / Papers for USA visa

De forma a facilitar o trabalho a todos os que estejam interessados em participar neste programa, aqui vai uma lista de todos os papeis que sao necessários para o Visto e os sites correspondentes e com informação mais detalhada:
- Passaporte cuja validade ultrapasse no mínimo seis meses o fim da estadia nos USA
- Formulário DS-2019 que é enviado pela Universidade (no meu caso a TC3)
- Recibo do deposito de 131$ numa dependência do Millenium BCP
- Formulários que estão no site da embaixada dos USA:
DS-156 (Requerimento)
DS-157 (Se for do sexo masculino e com idade compreendida entre os 16 e os 45 anos)
DS-158 (Se for estudante, como é o caso)
- Papel que confirma a marcação da entrevista (através do site da embaixada dos USA)
- Uma fotografia a cores de 5cm por 5cm, em posição frontal, com um fundo claro, tirada nos últimos 6 meses (ATENÇÃO: a fotografia tem de ter estas características. Fotografias tipo passe NÃO servem. Caso não levem fotografias adequadas a embaixada tem uma maquina de fotografias instantâneas, mas o preço não é muito convidativo, €4 cada 2 foto)
- Comprovativo em como pagaram e estão inscritos no SEVIS(Student and Exchange Visitor Program)
- Todos Vistos anteriores (caso existam) que tenham para os USA, mesmo que fora da validade.
- Podem também pedir o extracto bancário da pessoa que patrocina a vossa ida para os USA, pode ser aquele que sai no multibanco (é melhor levar, não vá eles pedirem, eu levei e entreguei tudo junto a mulher, ela mal olhou para o papel, mas uma das pessoas que vai comigo não tinha pediram-lhe e foi uma chatice )

In order to help everybody interested to participate in this program, here is a list of all the papers needed for the visa and the respective websites with more detailed information:
- Passport valid for at least 6 months after your last day in the USA
- DS-2019 form sent by the University. (for me it was TC3) 
- Recipe of the 131$ deposit at the embassy account
- Forms from the USA embassy website of your country:
DS-156
DS-157 (if male older than 16 and younger than 45)
DS-158 (if Student, as this case)
- Recipe that confirm the scheduled interview at the embassy (from USA embassy website of your country)
- A 5cm x 5cm color photograph, frontal position, light background, taken in the last 6 months (Attention: The  photograph must have this characteristics)
- Recipe as you payed and are signed in SEVIS(Student and Exchange Visitor Program)
- All the other visas you had to the USA, even if they are not valid yet
- Bank extract of the person that is going to finance your travel to USA. It can be the paper that you take of the ATM. I advise to bring this. The person who I talk to almost didn't care about that paper, but a friend of mine didn't have it, and had some problems)

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Visto: "uma carga de trabalhos" / Visa: "huge pile of work"


Após todos os impressos, todas as deligencias, todos os pagamentos.
Após ter conseguido convencer os funcionários de um banco a fazer um deposito depois da hora.
Após preencher quatro impressos, um de candidatura, um por ser rapaz, e dois por ser estudante.
Após ter de pagar 131$ para o visto e 100$ para o SEVIS.
Após levantar-me as 4 da manha para fazer uma viagem para Lisboa, num banco de trás de um Renault Megane Coupé Cabriolet (que é muito bom e confortável para quem vai a frente, mas para quem vai atrás numa viagem de 300km não o é).
Após passar a viagem toda a ouvir as outras pessoas do carro a stressar com a possibilidade de após tanta coisa não conseguir o visto (e por arrasto, começar a ficar preocupado também).
Após uma entrevista de poucos segundos com a agente consular.
E após alguns dias de espera em casa, finalmente tenho visto.


After all the forms, all the diligences, all the payments.
After be able to convince the workers of a bank to make a deposit when the bank has closed yet.
After fill four forms, one for applicant, one for be a guy, and two for be a student.
After paying 131$ for the visa and 100$ for the SEVIS.
After waking up at 4 AM, travel to Lisbon in the back of a Renault Megane Coupe Cabriolet (that is very comfortable for how is going in the front seats, but not so good when you travel 300 km in the back seat).
After spending all the trip lessening the other people in the car freaking out with the possibility of not get a visa and for that getting worried too.
After a few seconds interview with the consular agent.
And after some days waiting at home, finally I got my visa.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Introdução / Introduction


Em vésperas de participar numa das mais incríveis experiências de uma vida (assim espero eu), achei por bem criar um blog para partilhar com todos vocês, todos os pormenores desta viagem.
Então, o que é o Disney International College Program?
É um programa, organizado pela Disney, em que estudantes de todo o mundo vão para a Disney trabalhar e estudar por um curto período de tempo (no meu caso de 19 de Agosto ate 09 de Janeiro).
No meu caso a oportunidade surgiu através de um protocolo que o ISCAP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto) tem com a TC3 (Tompkins Cortland Community College),que me permite estudar nos Estados Unidos ao mesmo tempo que trabalho na Disney.
Os participantes vivem em casas disponibilizadas pela Disney para o devido efeito (pagando uma renda que cobre a casa e o transporte para o trabalho), juntamente com colegas de todo o mundo que também participam no programa.
Mas nem tudo são rosas. O investimento inicial é bastante elevado, onde inclui as viagens, as propinas (que nos USA são caríssimas) , seguro de saude, passaporte, visto, SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System), e mais algum para as primeiras semanas enquanto não recebemos o primeiro salário. Mas eu vejo isto como um investimento e não como um gasto. É uma oportunidade única, e que eu espero poder desfrutar ao máximo


Just Before participate in one of the most incredible experiences of a life time ( I hope), I thought it was a god idea to create a blog to share with you all the details of this jurney.
So, what's the Disney International College Program?
It's a program, created by Disney, where students from all over the world go to Disney to work and study for a short period of time (in my case between August 19th until January 9th).
My opportunity became because ISCAP (Institute of Accounting and Administration of Porto) has a protocol with TC3 (Tompkins Cortland Community College), that permits me to study on the USA at the same time I work at Disney.
The Students live in houses available by Disney (paying a rent that covers the house and transportation to work), with colleagues from all over the world that are participating in the program to.
Isn't everything easy thouth. The initial investment is pretty high (at least for a non rich Portuguese guy), that includes trips to USA, tuition (expensive in the USA when compare to Portugal), health insurance, passport, visa, SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System), and some money for the first weeks while we don't get our first paycheck. But I see it as an investment instead of a expense. It's a unique opportunity, and I hope get the most out of it.